Gravataí pode ter faixas de retenção exclusivas para motos e bicicletas

Câmara 12/12/2018

Na sessão ordinária da última terça-feira (11), a Câmara Municipal aprovou a indicação legislativa n° 37/2018, de autoria do vereador Neri Facin (PSDB). O texto sugere a implementação em Gravataí de faixas de retenção e recuo para bicicletas e motocicletas nas ruas equipadas com semáforo.

As faixas seriam instaladas em ruas de grande fluxo da cidade, e ficariam à frente da faixa branca horizontal de retenção dos veículos automotores e, quando houver, prévio à frente de pedestres, de tamanho aproximado de 2,5 a 3 metros de comprimento e com a largura equivalente à via. “Esta indicação evitará que bicicletas e motocicletas fiquem estacionadas entre os carros, o que corriqueiramente causa acidentes e engarrafamento, de forma que se permitirá uma maior fluidez no trânsito, proporcionando maior segurança dos pedestres, condutores de automóveis e dos próprios condutores das motocicletas e bicicletas”, explica Facin.

O texto será encaminhado para o Poder Executivo, que decide se envia para a Câmara projeto de lei nos termos sugeridos pelo vereador.