Aprovado projeto que alerta para a violência contra idosos

Câmara 14/08/2019

A Câmara de Gravataí aprovou na sessão de terça-feira (13) o projeto de lei nº 79/2019, de autoria do vereador Fábio Ávila (PRB). O projeto institui a campanha “Junho Violeta”, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, que ocorre no dia 15 de junho.

O objetivo é desenvolver ações de mobilização, sensibilização e conscientização da população, com realização de palestras, debates e exibição de filmes para os pais e alunos da rede escolar, além da promoção de concursos de redação e de desenhos, e outras práticas pedagógicas destinadas aos alunos. O mesmo deve ocorrer com os profissionais da rede de saúde, com palestras e debates a serem ministrados por psicólogos, assistentes sociais, entre outros profissionais capacitados.

“O objetivo é conscientizar as pessoas e, principalmente, combater os maus-tratos e a violência contra os idosos”, explica o vereador. Ele afirma na justificativa do projeto que “o Brasil já possui mais de 30 milhões de pessoas que estão acima dos 60 anos de idade. Somente em 2017, o Disque 100 recebeu 33.133 denúncias de violência contra idosos, com 68.870 violações”. O texto foi aprovado por unanimidade pelos vereadores, e vai agora para sanção do prefeito municipal.