História da Câmara

Já na formação do Rio Grande do Sul, destacava-se a Aldeia dos Anjos, situada às margens do Rio Gravataí. Inicialmente ponto de passagem entre o Vale do Jacuí e o Litoral Norte (século XVII), a localidade tornou-se sede de aldeia indígena no século XVIII. Os primeiros habitantes da região foram os índios Carijós, mas a formação da Aldeia dos Anjos foi fruto da chegada de mais de mil índios missioneiros no ano de 1763.

Com a criação dos quatro primeiros municípios do Estado, em 7 de outubro de 1809, a Aldeia dos Anjos alçou-se à condição de distrito de Porto Alegre. Em 11 de junho de 1880, com o intenso trânsito de carretas de mercadorias vindas principalmente do Litoral Norte e de Santo Antônio da Patrulha, passou à condição de Vila. Quatro meses depois, em 23 de outubro de 1880, foi instalado o município de Gravataí, que, na língua guarani, significa Rio dos Gravatás (espécie de bromélia que existia em abundância na região).

A instalação da Câmara

A Câmara de Vereadores, fundada com a instalação do município, foi quem governou a nova cidade até a Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, quando foi instituído o Poder Executivo. A primeira sede funcionou onde hoje é a esquina das ruas Adolfo Inácio Barcelos e Anápio Gomes e passou por outros endereços até chegar à sede própria, situada na Avenida José Loureiro da Silva, 2597, que foi inaugurada em 20 de novembro de 2007.