Sesc Maturidade Ativa recebe homenagem da Câmara

Câmara 07/11/2018
Sesc Maturidade Ativa recebe homenagem da Câmara
Fotos: João Flores da Cunha/CMG

A Câmara de Gravataí realizou uma homenagem ao grupo Sesc Maturidade Ativa na noite de terça-feira (6). A sessão solene comemorou os dez anos de atividade do grupo no município.

O proponente da solenidade, vereador Evandro Soares (DEM), destacou que a missão dos grupos Sesc Maturidade Ativa é “construir um novo significado social para o envelhecimento, estimulando a realização de trabalhos comunitários e a prática da responsabilidade social individual”.

“O trabalho realizado é sistemático, com ações semanais. Nas atividades, é possível perceber que os integrantes do programa encontram no Sesc uma família. Mais do que valorizar o idoso na sociedade, os grupos de Maturidade Ativa são referência e representam um verdadeiro sentido para a vida dos idosos e de suas famílias”, afirmou.

“Nós, enquanto agentes políticos, precisamos convidar a comunidade para a reflexão sobre os direitos, necessidades e valorização da pessoa idosa”, disse Evandro. Em aparte, o vereador Nadir Rocha (MDB) afirmou que “hoje há muito individualismo”, e parabenizou o grupo por sua atuação como coletivo.

Rita Fagundes, gerente do Sesc Gravataí, relembrou o início do Maturidade Ativa, dizendo que “de lá para cá, o grupo só cresceu e melhorou”, e que as atividades “realmente fazem a diferença na vida das pessoas”.

Ela destacou que o “Sesc é pioneiro no trabalho social com idosos no Brasil”, e que “nós temos vários professores aqui que podem nos dar uma aula sobre como envelhecer de forma saudável e ativa”.

A secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Fernanda Fraga, que representou o governo municipal na solenidade, destacou que o Executivo mantém parcerias com o Sesc. Ela valorizou a instalação do Sesc Gravataí, dizendo que “temos muito orgulho de ter esta estrutura à disposição em nosso município”.