Secretário da Fazenda apresenta prestação de contas em audiência pública

Câmara 24/02/2021
Secretário da Fazenda apresenta prestação de contas em audiência pública
Fotos: Nícolas Corrêa/CMG

A Câmara realizou na tarde desta quarta-feira (24) audiência pública para a prestação de contas da Secretaria Municipal da Fazenda. O secretário Davi Keller Severgnini apresentou o relatório de execução orçamentária do 3º quadrimestre de 2020.

A audiência foi presidida pelo vereador Alan Vieira (MDB), presidente da Câmara. O secretário abordou os impactos da pandemia do coronavírus no orçamento municipal e afirmou que “nós teremos um ano muito difícil pela frente”, com o prolongamento da pandemia.

Severgnini destacou que, em 2021, o governo federal não terá condições de aportar recursos a estados e municípios como fez em 2020. Ele enfatizou que há uma série de incertezas associadas à pandemia, como a possibilidade de novos fechamentos de atividades econômicas. “A roda da economia não gira” quando a disseminação do vírus força a paralisação de atividades, disse.

Os vereadores realizaram questionamentos ao secretário e destacaram a contribuição do Legislativo para a austeridade financeira no município, com a devolução de parte do orçamento da Câmara para a prefeitura municipal. “O Legislativo gravataiense é o mais enxuto e eficiente do estado”, afirmou Alan Vieira.

A sessão também contou com intervenções de entidades e grupos da sociedade civil organizada. O Sindilojas foi representado por seu presidente, José Rosa; o Observatório Social de Gravataí e Glorinha, por seu presidente Luiz Fernando Rodrigues; a AGREGA, por Ernani Piccoli; e a ASSEC, por Thiago Alves.