Projeto quer adaptar brinquedos de parques para crianças com mobilidade reduzida

Câmara 11/12/2018

O projeto de lei n° 99/2018 foi apresentado na Câmara de Gravataí. De autoria do vereador Jô (PTB), o texto quer criar, em Gravataí, a Lei Isa.

A lei dispõe sobre a obrigatoriedade da instalação em parques, jardins, praças e clubes de brinquedos adaptados e equipamentos especialmente desenvolvidos para lazer e recreação de crianças com mobilidade reduzida e necessidades especiais. As estruturas de acessibilidade para atender as pessoas com deficiência deverão atender os padrões da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

O que me inspirou a elaborar este projeto foi o desabafo dos pais de uma criança com 1 ano e 11 meses que não podem levar a filha em praças e parques públicos porque não existem brinquedos adaptados onde ela possa brincar e interagir com as outras crianças”, conta o vereador Jô.

Isa foi diagnosticada após seu nascimento com microcefalia, paralisia cerebral, síndrome de west e catarata congênita, a causa ainda está sendo investigada já que durante a gestação o feto teve um acidente vascular cerebral (AVC) intrauterino. Apesar das questões de saúde, a menina vive em condições estáveis.