Projeto busca triagem precoce para Transtorno do Espectro Autista

Câmara 26/06/2019

O projeto nº 68/2019 foi apresentado pelo vereador Alan Vieira (MDB) na Câmara de Gravataí. O texto propõe que seja realizado nas creches e unidades de saúde municipais o teste chamado M-CHAT para a identificação precoce do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O teste Modified Checklist for Autism in Toddlers (M-CHAT) consiste em 23 perguntas a partir das quais, dependendo das respostas dadas pelos pais, é feita a triagem da criança como possível autista. As perguntas feitas tratam sobre o comportamento da criança, como apontar para um brinquedo, e sobre suas expressões, como se o filho sorri em resposta ao seu rosto ou ao seu sorriso.

Conforme a justificativa do projeto, a Academia Americana de Pediatria e a Sociedade Brasileira de Pediatria orientam que toda criança seja triada entre 18 e 24 meses de idade para o TEA, mesmo que não tenha sinais clínicos claros e evidentes desse diagnóstico ou de outros atrasos do desenvolvimento.

O vereador Alan Vieira destaca ainda que “muitas famílias têm tido dificuldades em obter este diagnóstico em tempo adequado para o início das intervenções e de suporte especializados”, acrescentando que a maioria dos pais identifica os sinais clínicos a partir do primeiro ano de vida.