Notícias

Loreny Bittencourt recebe título de cidadã honorária

Câmara 07/12/2018
Loreny Bittencourt recebe título de cidadã honorária
Fotos: João Flores da Cunha/CMG

A Câmara Municipal de Gravataí entregou o título de cidadã honorária do município para Loreny Bittencourt em sessão solene realizada na noite de quinta-feira (6). A homenageada foi vereadora e vice-prefeita de Gravataí.

O proponente da homenagem, vereador Paulo Silveira (PSB), afirmou em sua fala que Loreny “deixou seu nome escrito na história da nossa cidade. Professora especialista em educação e advogada, Loreny tem sua trajetória intimamente ligada à cidade e à região do Vale do Gravataí. Foi professora e diretora de escola, professora universitária e ocupou diversas funções na vida política”.

“Com forte apoio popular, foi eleita vice-prefeita em 1988 na chapa com José Mota, numa campanha que ficou conhecida como ‘a campanha do tostão contra o milhão’, em alusão aos poucos recursos da candidatura que integrou. A população de baixa renda, as vilas populares e a zona rural abraçaram a campanha e foram fundamentais para a eleição”, afirmou o vereador.

“Nos diferentes espaços que ocupou, Loreny sempre atuou pelo desenvolvimento dos municípios, pela transparência e pela seriedade no serviço público”, destacou Paulo Silveira.

A homenageada agradeceu a “deferência feita pela Câmara de Vereadores, que aprovou por unanimidade a proposição do vereador Paulo Silveira para a concessão do título de cidadã honorária de Gravataí”. Ela destacou que “neste ato, represento a ascensão social da mulher de família humilde, moradora de periferia urbana, que via de regra está fadada à repetição da situação social em que vive”.

“Receber este título no Plenário José Mariano Garcia Mota é sinônimo de caminhada vitoriosa, como foi vitoriosa nossa eleição”, afirmou.  Ela ressaltou ainda a “preocupação com aqueles a quem realmente se destina o papel do Estado”.

Juliano Paz, secretário de Governança e Gestão de Cachoeirinha, disse que Loreny é uma “referência na política que, por onde passa, deixa marcas”. Ele destacou sua “capacidade dialógica, administrativa, inteligência diferenciada, preparo intelectual, condição de dirimir conflitos, preparo para lidar com pessoas e a condição de estar permanentemente ao lado dos que mais precisam”.

O secretário municipal de Governança e Comunicação Social, Claiton Manfro, que representou a Prefeitura de Gravataí na solenidade, disse que Loreny é uma “pluma de aço: sensível, sincera e firme em suas posições”. A homenageada “me inspira nas lutas e nos espaços institucionais”, afirmou.

A solenidade também contou com a presença do prefeito de Triunfo, Valdair Kuhn. Ele afirmou que Loreny “chegou em Triunfo e conquistou toda a comunidade com seu carisma e seu respeito”.