Aprovada multa em dobro para descarte indevido de lixo

Câmara 29/03/2019

Foi aprovado na Câmara de Gravataí o projeto de lei 23/2019, apresentado pelo vereador Bombeiro Batista (PSD). O texto modifica um artigo da lei ordinária 3.440/2013, a qual regulamenta a limpeza urbana no município de Gravataí.

O projeto define que a multa será em dobro para o descarte indevido de lixo no caso de agente que contrata serviço irregular de descarte de resíduos sólidos, sabendo ou devendo saber pelas circunstâncias que a destinação será inadequada.

Conforme a lei, o valor da multa varia de acordo com a gravidade da infração, indo de 50 a 1.000 UFMs (Unidade Fiscal Municipal, hoje estabelecida em cerca de 4 reais). Em caso de reincidência, a multa também é aplicada em dobro.

“De forma recorrente, quem contrata empresa ou particular para realizar o transporte do lixo não fiscaliza se está ocorrendo o descarte de forma correta”, afirma Batista. Segundo o vereador, “as pessoas devem procurar contratar serviços de profissionais confiáveis para que os resíduos tenham o descarte correto, evitando o enorme prejuízo que o descarte inadequado do resíduo causa à população”. O projeto, que foi aprovado por unanimidade, vai agora para sanção do prefeito municipal.