Fatos que antecederam a instalação do Legislativo

8 de abril de 1763 - Data Oficial da Instalação do Aldeamento dos índios, originados das Missões.

29 de dezembro de 1769 - O Governador José Marcelino de Figueiredo cria, oficialmente, o Povo de Nossa Senhora dos Anjos e dispõe sobre a organização administrativa e urbanística do aldeamento.

21 de setembro de 1772 - É instituída a Paróquia de Nossa Senhora dos Anjos.

22 de dezembro de 1795 - Alvará do Governador eleva a Aldeia à categoria de freguesia de Porto Alegre.

07 de novembro de 1847 - Instalação da Mesa Paroquial da Freguesia de Nossa Senhora dos Anjos.

07 de agosto de 1848 - Lei número 152 estabelece os limites da Freguesia da Aldeia, separando-a de São Leopoldo, que a ela pertencia.

30 de março de 1871 - Instalação da Junta Paroquial de Qualificação dos Cidadãos votantes da Freguesia de Nossa Senhora dos Anjos.

11 de junho de 1880 - Assembleia Legislativa Provincial aprova a Lei número 1247, elevando à categoria de Vila a Freguesia de Nossa Senhora dos Anjos.

05 de agosto de 1880 - Reunião da Mesa Paroquial, sob a Presidência do Juiz de Paz, Capitão Manoel Timótheo da Silveira Fonseca, para proceder à eleição da mesa Paroquial, que tem de fazer a chamada dos cidadãos qualificados votantes e realizar as listas para a eleição dos vereadores e Juízes de Paz da Vila de Nossa Senhora dos Anjos de Gravataí.

08 de agosto de 1880 - Reunião da Mesa Paroquial sob a Presidência do Alferes José Antônio de Vargas, para a eleição dos vereadores.

23 de outubro de 1880 - Instalação da Câmara Municipal de Vereadores.